PT-BR
Universidade Federal do Maranhão
"A Universidade que cresce com inovação e inclusão social"

UFMA - Campus Imperatriz

Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST)

 

A Universidade Federal do Maranhão já atua na cidade Imperatriz desde a década de 80. Os primeiros cursos a entrarem em funcionamento no campus foram Direito e Pedagogia, implantados no ano de 1980, por meio da política de expansão e interiorização da Universidade. Em 1993 o campus passou a oferecer também o curso de Ciências Contábeis.

O campus de Imperatriz da UFMA foi elevado à condição de Unidade Acadêmica em 02 de dezembro de 2005, de acordo com a Resolução nº 83,do Conselho Superior Universitário (Consun), se denominado a partir de então de Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST).

Na última década, o campus vem passando por um processo de expansão e consolidação. No ano de 2006, o Centro recebeu mais três cursos: Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Enfermagem e Engenharia de Alimentos. Em 2010, os cursos de Licenciatura – Ciências Humanas e Ciências Naturais – foram incluídos na grade de graduações oferecidas no Centro, totalizando oito cursos de ensino superior, que têm atendido a demanda principalmente de estudantes do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins.

Em 2012 ainda, foram implementados os dois primeiros cursos de pós-graduação em nível lato sensu: Especialização MBA em Auditoria e Perícia Contábil e Especialização em Controladoria. Nesse mesmo ano, o MEC aprovou a criação de 80 vagas para o curso de Medicina para o Campus da UFMA- Imperatriz.

Em 2013 foi iniciado o processo de consolidação do primeiro mestrado da cidade, oferecido pela UFMA, o Programa de Ciências dos Materiais.

A Unidade também está recebendo o Campus Avançado, que abrigará os cursos da área de Ciências, Saúde e Tecnologia. O novo prédio, situado no bairro do Bom Jesus, dispõe de laboratórios, salas de aula e biblioteca direcionados para atender as demandas dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Ciências Naturais e Medicina.

Preocupados com o tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão, a universidade também desenvolve projetos de pesquisa e extensão, como meio de contribuir com o desenvolvimento científico e servir a sociedade do Sul do Maranhão.

.

Eventos


Editais


Links

Periódicos UFMA
CAPES
periodicos
FAPEMA
CNPQ
ANPAE
ANFOPE